desporto mocambicano

Ferroviário de Nampula surpreende A Politécnica e finalistas de 2022 seguem invictos 

  • 242

A Liga Moçambicana de Basquetebol - Liga Mozal- em seniores masculinos observam uma pausa nesta terça-feira, 5 de Dezembro. Após a disputa de três jornadas, a grande surpresa foi a vitória do Ferroviário de Nampula sobre a A Politécnica em partida da terceira jornada, em quem os finalistas de 2022, Ferroviário da Beira e Costa do Sol, mantém a sua invencibilidade na prova. 

 

Por Redacção LanceMZ

 

No jogo de fundo da terceira jornada, estiveram frente-a-frente as equipas do Maxaquene e do Costa do Sol que à entrada desasa ronda tinham registado duas vitórias em igual número de encontros.

 

Começaram bem os “tricolores” que no final do primeiro quarto venciam por 14-10,  mas rapidamente a turma “canarinha” assumiu o controlo do jogo com um parcial de 11-17, saindo para o intervalo a vencer por 25-27.

REVEJA O JOGO NO NOSSO YOUTUBE

 

O terceiro quarto foi totalmente dominado pelos pupilos de Miguel Guambe, com o capitão Nilton Seifane a marcar quatro triplos, enquanto que do outro lado a resposta vinha de Calus Francisco. Ao cabo de dez minutos o resultado parcial era de 15-22, que dava uma vantagem de 9 pontos para o Costa do Sol, ou seja 40-49.

 

No terceiro quarto o equilíbrio voltou a ser nota dominante, com pontos a sucederem-se em cada uma das tabelas, mas o Costa do Sol a controlar e a não perder a liderança  no marcador, terminando a contenda a vencer com seis pontos de vantagem, ou seja, 60-66, numa partida em que os destaque pelo lado “canarinhos” foram Daniel Maveure que vez um duplo-duplo com 12 pontos e 10 ressaltos e Nilton Seifane que contribuiu com 16 pontos e 3 assistências. Do lado do Maxaquene a actuação de Calus Francisco com 16 pontos e 9 ressaltos, foi insuficiente para impedir a derrota. 

 

LOCOMOTIVAS DO CHIVEVE TRUCIDAM LEÕES DA BAÍA 

 

Na abertura da terceira jornada Ferroviário da Beira enfrentaram a turma da New Vision de Pemba que sabia das dificuldades que iria enfrentar diante do campeão nacional que após um parcial de 6-25 nos primeiros dez minutos saiu para o intervalo com uma vantagem de 42 pontos, com o marcador a assinalar 17-59. 

 

Perante tamanha facilidade, os “locomotivas” do Chiveve desaceleraram no terceiro quarto que teve o parcial de 13-11 favorável aos Leões da Baía de Pemba, porém a langa vantagem mantinha-se para a equipa verde e branca que no último quarto dobrou os pontos do adversário com o parcial de 9-18, terminando a contenda com o resultado de 39-88. 

REVEJA O JOGO NO NOSSO YOUTUBE

 

 

Com um duplo-duplo o Mariano Bourama Sidibe este em evidência na equipa do Ferroviário da Beira contribuindo com 13 pontos e 10 ressaltos, enquanto que Ismael Nurmomade fez 16 pontos e 2 assistenciais. Na equipa da Academia New Vision, destaca-se a exibição de Jorge Nicola que marcou 16 pontos e ganhou 7 ressaltos.

 

FERROVIÁRIO DE NAMPULA E DE MAPUTO VENCEM PELA PRIMEIRA VEZ 

 

Finalmente a passagem da terceira jornada a equipa do Ferroviário de Nampula chegou à primeira vitória na competição, ao derrotar a A Politécnica por 48-41, com as duas equipas a estarem com índices físicos muito abaixo do exigido para o nível de competição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos. 

 

Os “locomotivas” de Nampula entraram melhor vencendo o primeiro quarto por 14-8, mas nos dez minutos seguintes a turma da capital fez um parcial de 7-18, saindo para o intervalo a vencer por 22-26. Nos quartos seguintes a produtividade das duas equipas continuou baixa com os parciais de 18-8 e 9-7, terminando a partida com essa vantagem de sete pontos, 48-41, para o Ferroviário de Nampula. 

 

Com um duplo-duplo, Gilberto Sardinha foi a melhor unidade dos “locomotivas” de Nampula com 11 pontos e igual número  de ressaltos, sendo bem secundado por Busmen Rafique que contribuiu para a vitória com 16 pontos e 4 roubos de bola. 

 

Quem também chegou à sua primeira vitória foi o Ferroviário de Maputo que após duas derrotas frente a dois candidatos ao título Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, ultrapassou por 61-69 a equipa do Sporting de Quelimane (que voltar a não contar com Custódio Muchate).

 

A partida começou equilibrada nos dois primeiros quartos com os parciais de 11-13 e 16-17, que colocaram o resultado em 27-30, ao intervalo, com três pontos para os “locomotivas” da capital do país. 

 

Apenas no terceiro quarto é que a equipa de João Mulungu conseguiu uma diferença de seis pontos com o período a terminar em 10-16. Porém, Dilar Dessai continuou a acreditar na vitória e colocou os seus pupilos a irem atrás do triunfo, mas o máximo que conseguiram foi vencer o quarto por 24-23, o que não impediu a vitória do Ferroviário de Maputo por 61-69.

 

Baggio Chimonzo com 24 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências foi o grande maquinista da “locomotiva” de Maputo enquanto que do lado dos leões de Quelimane o realce vai para a actuação de Yussuf Neves (que 22 pontos e 6 ressaltos) e  Anderson Macamo (que contribuiu com 14 pontos  e 6 ressaltos). (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .